Cidadania

Cidadania

domingo, 2 de dezembro de 2012

Fórum escolar de Ética e Cidadania






Vídeo aula 2

Educação Comunitária para a cidadania

Fórum escolar de Ética e de Cidadania

O MEC promoveu uma ação entre os anos de 2004-2006 que subsidiou as escolas do estado com material apropriado para o trabalho com os temas:  ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Para que a prática fosse real, deveria ser implantada nas escolas o Fórum escolar de Ética e Cidadania, onde se articulasse a ação entre escola e comunidade, envolvendo todos os segmentos da sociedade interessados em trabalhar com  ações mobilizadoras para melhoria da sociedade.
O Fórum poderia propor ações no sentido de organizar sua política geral de funcionamento e organização, sugerir temas transversais a serem trabalhados, preparar recursos para o desenvolvimento de projetos, formular cronograma de aplicação de projetos,  avaliar permanentemente a ação.
Os representantes do Fórum podem atuar buscando junto à direção da escola e com a comunidade, espaço e tempo necessários ao desenvolvimento projetos, assim como  recursos, especialistas nas áreas a serem desenvolvidas e parcerias necessárias ao seu desenvolvimento.
É uma ação importantíssima de ser realizada, pois desenvolve nos integrantes da comunidade escolar uma boa dose de autonomia no levantamento, organização e aplicabilidade das ações a serem implantadas no ambiente escolar sobre a perspectiva da Ética e da Cidadania.
Mesmo sendo um conteúdo já um tanto quanto antigo (2004), nunca havia ouvido falar que em alguma escola estadual da minha região (fundo do Vale do Paraíba) tenha sido aplicado. Ações escolares que envolvam a participação de pessoas da comunidade dentro da escola, são um tanto quanto mal vistas, acreditando-se que as pessoas vão “atrapalhar” o andamento da escola.
Falta ainda muito a caminhar para que realmente a escola abra suas portas à comunidade, de forma a aceitar suas opiniões e críticas, oferecendo à população uma verdadeira educação cidadã, voltada à realidade de cada comunidade.



Saiba mais sobre o Programa do Governo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário