Vídeo aula 1
Educação comunitária para a cidadania
A escola e as relações com a comunidade
O protagonismo juvenil faz com que o jovem deixe de ser visto como um
problema na sociedade. Através dessa ação é possível fazer com que o
adolescente seja responsável por modificações
positivas na comunidade em que mora, criando assim práticas verdadeiras
de cidadania.
A escola, tendo em vista o protagonismo juvenil precisa
implementar ações no sentido de fazer com que o jovem conheça os problemas do
local onde mora e busque soluções coerentes e possíveis de ser realizadas.
Essas ações devem ser em dois sentidos:
- para fora da escola: momento em que são levantados dados
relevantes sobre os problemas existentes;
- para dentro da escola: onde os problemas passam a ser um
tema transversal que perpassará de forma
interdisciplinar todos os conteúdos das disciplinas.
Dessa forma, o trabalho com protagonismo juvenil torna o
jovem capaz de relacionar o que aprende na escola como forma de resolver os
problemas da sociedade, permitindo com que ele faça parte da vida social de sua
comunidade, de forma consciente e crítica.
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