Cidadania

Cidadania

domingo, 2 de dezembro de 2012

Introdução à saúde na escola

Vídeo aula 3

Saúde na escola

Introdução à saúde na escola



Quando falamos em saúde, lembramos sempre de médico e medicação. Com esse pensamento tratamos apenas os efeitos e não as causas. 



É necessário que se promova uma educação voltada para a aquisição da saúde através de medidas preventivas. "É sempre melhor prevenir do que remediar".

Falando-se em educação, o lugar mais apropriado para oferecer informações pertinentes ao assunto, de maneira didática e instrumentalizada de conceitos científicos seria a escola. 

De acordo com o MEC: 
“O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
Esse projeto, alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios.”


 
  Para que o docente possa informar seu aluno e ajudá-lo a se prevenir de doenças, ele também necessita estar saudável. Cuidar de si próprio é o primeiro passo para poder cuidar do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário