Cidadania

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quarta-feira, 1 de maio de 2013

EDH, inclusão e acessibilidade

Vídeo aula 22

EDH, inclusão e acessibilidade




Direitos humanos

Através da Resolução SE 11, de 31-1-2008, a inclusão passa a ser referenciada através de uma legislação própria:


Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas

A Secretária da Educação, com fundamento no disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Indicação nº 70/07 e Deliberação nº 68/07 do Conselho Estadual de Educação, e considerando que:
o atendimento escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais far-se-á preferencialmente, em classes comuns da rede regular de ensino, com apoio de serviços especializados organizados na própria ou em outra unidade escolar, ou, ainda, em centros de apoio regionais;
a inclusão, permanência, progressão e sucesso escolar de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns do ensino regular representam a alternativa mais eficaz no processo de atendimento desse alunado;
os paradigmas atuais da inclusão escolar vêm exigindo a ampliação dos serviços de apoio especializado e a adoção de projetos pedagógicos e metodologias de trabalho inovadores.

Garantir esse direito adquirido aos portadores de necessidades especiais é uma grande conquista social.
Estar inserido no ensino regular, a princípio pareceu ser uma razoável exclusão, mas com o passar do tempo e com as formações oferecidas, vários professores já se sentem mais encorajados a encarar esse desafio de trabalhar a igualdade nas diferenças e assim, garantir a essas crianças especiais o direito do convívio na sociedade.
A acessibilidade vem acontecendo aos poucos, visto que o Governo Federal tem investido nas apropriações físicas e tecnológicas das escolas.
As tecnologias assistivas vêm sendo implantadas e ofertadas para o conhecimento e utilização dos professores para facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais.
"Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão."


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