Cidadania

Cidadania

quarta-feira, 1 de maio de 2013

EDH na sala de aula

Vídeo aula 21

EDH na sala de aula

Direitos humanos

Uma boa opção para trabalhar EDH em sala de aula, são os filmes.

Segue abaixo uma lista com alguns sugeridos para trabalhar essa temática:


Chove Sobre Santiago (Il Pleut sur Santiago) 1975
Diretor: Helvio Sotto
O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando totalmente isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais em 1970 e a Unidade Popular assume o governo. Mas não o poder, pois o aparelho de Estado, a organização burocrático-militar é mantida, no fundamental, intacta.No governo da Unidade Popular intensifica-se o processo de mobilização popular e implementa-se significativa melhoria das condições de vida dos trabalhadores, de reforma agrária e de nacionalização de empresas estrangeiras, como as das minas de cobre, ferindo os interesses econômicos dos grandes grupos empresariais do país e do imperialismo. Estes desencadeiam sabotagens, boicotes, gerando desabastecimento de gêneros de primeira necessidade para a população, com intento de amedrontar, principalmente, as camadas médias e desestabilizar o governo de Allende.


Tempos Modernos (Modern Times) 1936
Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Tiny Sandford, Chester Conklin, Hank Mann
Embora se trate de uma comédia, esta pequena obra-prima de Chaplin, o último dos seus grandes filmes mudos, enfatiza alguns problemas sociais importantes da primeira metade do século. A intolerância política, industrialização selvagem, a tirania da máquina, as greves e os fura-greves os problemas do operariado, o desemprego e a miséria resultantes da Depressão dos anos 30. A capacidade de espiar os empregados no seu local de trabalho era ficção em 1936, quando o filme foi feito, mas é hoje uma realidade. O filme foi proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini.

“Tempos Modernos” é hoje, como o foi nos anos 30, um comentário brilhante à sobrevivência humana nas condições econômicas, industriais e sociais adversas do século XX, e talvez do próprio século XXI.



 
Gandhi - 1982
Diretor: Richard Attenborough
Elenco: Ben Kingsley, Candice Bergen, Edward Fox, John Gielgud, Trevor Howard, John Mills, Martin Sheen.
O filme conta a história de Mohandas K. Gandhi, desde o início da sua carreira como advogado na África do Sul, protestando contra a discriminação racial, até a sua morte, depois de se ter tornado o líder espiritual da Índia, após a sua luta contra o domínio colonial britância e por uma sociedade e cultura indiana integrada. Partidário de uma política de não-violência e de desobediência civil, conduziu o processo que levaria à independência do subcontinente indiano, mediante ações de protesto não-violento contra o governo inglês. Ironicamente, o compromisso apaixonado de Ghandi pelo protesto pacífico resulta muitas vezes em violência e morte, bem como na sua prolongada prisão. A maior parte da acção foi filmada nos locais onde onde se registaram os acontecimentos reais, com a cena do enterro de Ghandi a utilizar mais de 400 mil figurantes. Trata-se de um filme que pode ser explorado não apenas na disciplina de História, mas também na nova área de Formação Cívica, explorando os conceitos de opressão, liberdade, não-violência, desobediência civil, direitos humanos, etc.




A Lista de Schindler (The Schindler's List) 1993
 Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall, Embeth Davidtz
A história verdadeira de Oskar Schindler, um industrial que tenta fazer fortuna durante a II Guerra Mundial, e que acaba por salvar mais de mil judeus polacos do extermínio ao empregá-los na sua fábrica de panelas. Spielberg filma a preto e branco uma magnífica e emotiva reconstituição da vida de um homem vulgar que as circunstâncias da história transformaram em herói.





Nenhum comentário:

Postar um comentário