Cidadania

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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Educação comunitária e direitos humanos

Vídeo aula 9

Educação Comunitária

Educação comunitária e Direitos Humanos





   A educação comunitária surge em relação com a educação não formal.
   A partir da década de 80, ela aparece no contexto escolar como forma de democratizar o espaço, as relações e a participação de todos os envolvidos na melhoria da qualidade da educação.

   Segundo Paulo Freire, aprender na comunidade é uma questão de urgência para que as escolas se tornem menos fechadas, menos elitistas, menos autoritárias, menos distanciadas da população em geral.
   Assim, conhecer os problemas do entorno da escola, identificar suas possíveis causas e elencar possíveis soluções proporciona ao jovem uma atuação ativa na comunidade.
   Um trabalho comunitário necessita de professores críticos, dispostos a oferecer aos alunos aprendizagens efetivas, partindo do conhecimento do meio, até à condução de possíveis soluções a esses problemas.
   Não é um tipo fácil de educação, pois requer conhecimento diversificado, planejamento, boa dinâmica com os alunos e disposição para acompanhar o ritmo deles.
   Esse tipo de ensino e aprendizagem faz com que professor e aluno coloque em pauta tudo o que sabem, o que não sabem, o que precisa ser aprendido e como aprender, fazendo com que o conhecimento seja construído conjuntamente, passo-a-passo.
   Agindo assim, o docente permite que os Direitos Humanos sejam respeitados, ofertando aos alunos verdadeiras formas de aprender e de modificar a realidade em que vive.

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