Cidadania

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quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Protagonismo escolar e participação juvenil




Vídeo aula 5

Educação Comunitária para a cidadania

  Protagonismo juvenil e a participação escolar


    É importante que o aluno tenha um papel ativo no processo ensino -aprendizagem, principalmente em discussões que buscam reinventar a escola, trabalhando de uma maneira diferente. Onde o professor deixa de ser transmissor do conhecimento, procurando dar ao aluno um papel mais essencial no processo de sua própria aprendizagem.
    Para que realmente se forme o jovem cidadão, é necessário fazer com que ele participe de forma ativa na escola. Essa formação pode acontecer através de metodologias ativas de aprendizagem (John Dewey).
    Através da aprendizagem baseada em problemas reais do local em que o aluno vive ou estuda, esse discente é levado a procurar problematizar o mundo lá fora e buscar soluções para esses problemas reais.
    É comprovado através de estudo que os alunos que se envolvem com a problematização de atividades reais e buscam suas soluções, há aumento real na moralidade desses estudantes, construindo assim uma reflexão ética maior sobre a importância de seu papel na sociedade, sabendo que podem transformá-la, construí-la de maneira mais justa e mais feliz.

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