Vídeo aula 8
Contradições de valores na escola : entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial
Educação especial/ inclusiva
História
da educação especial no Mundo
- Fase da negligência: marcada pela
exclusão total da pessoa com necessidades educacionais especiais do
contato e da participação social.
- Desde a antiguidade, nas
sociedades greco-romanas ( as pessoas eram abandonadas ou mortas, pois eram
empecilho aos padrões estéticos da época;
- Na Idade Média, a deficiência era
vista como um fenômeno sobrenatural, e que deviam ser maltratadas e
marginalizadas pela sociedade. Alguns cegos eram considerados videntes ou
profetas. Nessa fase começa-se a acolher alguns em instituições de caridade,
para salvação do caridoso acolhedor. É dessa época a criação das Santas Casas
de Misericórdia.
- Fase da institucionalização: as
explicações quanto à deficiência passaram a ser científicas, e o
deficiente passou a ser segregado socialmente, como a melhor forma de
resposta a essa ameaça.
- Final do século XVIII,
humanizou-se um pouco o atendimento quando Pinel mudou a estrutura dos
hospitais psiquiátricos.
- Fase da criação de serviços
educacionais: Foi na Europa, na França o palco onde aconteceram as
primeiras medidas educacionais junto às pessoas com deficiência.
- Fundação da primeira instituição
de “surdos-mudos”, pelo abade Charles M. Eppée, em 1770, com invenção do método
de sinais para completar o alfabeto manual;
- Fundação do Institute Nationale
des Jeunes Aveugles, instituição para
cegos , por Valentin Hauy, em 1784, com utilização das letras em alto relevo;
- A partir do século XIX , vários
profissionais interessaram-se pelo estudo da deficiência mental. Destaca-se
nesse período o médico Jean Marc Itard.
- No século XX, o cenário
norte-americano marca-se pela criação das classes especiais nas escolas
públicas;
- As classes especiais proliferaram
como modalidade alternativa as instituições residenciais depois das duas
guerras mundiais;
- Fase atual: a luta pela conquista
dos direitos das pessoas com deficiência aumentam baseados nos movimentos
sociais pelos direitos humanos:
- Em 1975, foram apresentados alguns
direitos na Declaração dos direitos das pessoas com deficiência.
História
da educação especial no Brasil
Até por volta da metade da década de
1800, prevalecem as fases de negligência e institucionalização, marcadas pelo
abandono e descaso à educação especial.
A partir de 1854, começam a surgir
as primeiras iniciativas oficiais e particulares no atendimento às pessoas com
necessidades especiais em São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda hoje alguns desses
institutos são referências nacionais no atendimento de pessoas portadoras de
necessidades especiais.
A década de 50, poucos
estabelecimentos surgiram, porém o final dessa década será considerada a Era da
Educação.
- Surgem as campanhas nacionais para
a educação de pessoas com necessidades especiais, sendo a primeira a Campanha
para a Educação do Surdo Brasileiro, seguida da Campanha Nacional de Educação e
Reabilitação de deficientes Mentais.
- A APAE representa uma conquista da
sociedade, tendo hoje mais de 1000 associações em todo o Brasil;
- Em julho de1973, houve a Criação
do Centro Nacional de Educação Especial, pelo Decreto nº 72.425 Emílio
Garrastazu Médici. Essa lei fez com que fosse elaborado o primeiro plano
nacional para a Educação Especial;
- Os primeiros cursos de Graduação e
Pós-Graduação de professores na área de educação especial aconteceram no final
de década de 1970;
- A década de 80, influenciada pelas
mudanças ocorridas em outros países, provocou a reorganização dos recursos e
serviços oferecidos às pessoas com necessidades especiais;
- Os alunos especiais, apesar de
incluídos nas escolas regulares, ficavam restritos às classes especiais;
- A partir da década de 90 surge um novo
paradigma social: Paradigma de Suportes, onde a sociedade é obrigada e
adaptar-se às necessidades das pessoas especiais;
- Aos poucos, foi acontecendo a inclusão
dos alunos com necessidades especiais nas salas regulares.
Leis
importantes:
-
Declaração de Salamanca;
-
Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96, artigos 58,59,60.
Capítulo V:
-
Resolução CNE/ CEB nº 02/2001 de 11/09/2001
-
Lei da Acessibilidade;
-
Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva.
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>
em 16/08/12 às 20:40
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