Cidadania

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segunda-feira, 8 de julho de 2013

Contradições de valores na escola entrelaçados da história com a história da educação e a educação especial.

Vídeo aula 8

Contradições de valores na escola : entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial

Educação especial/ inclusiva







História da educação especial no Mundo

  • Fase da negligência: marcada pela exclusão total da pessoa com necessidades educacionais especiais do contato e da participação social.
            - Desde a antiguidade, nas sociedades greco-romanas ( as pessoas eram abandonadas ou mortas, pois eram empecilho aos padrões estéticos da época;
            - Na Idade Média, a deficiência era vista como um fenômeno sobrenatural, e que deviam ser maltratadas e marginalizadas pela sociedade. Alguns cegos eram considerados videntes ou profetas. Nessa fase começa-se a acolher alguns em instituições de caridade, para salvação do caridoso acolhedor. É dessa época a criação das Santas Casas de Misericórdia.

  • Fase da institucionalização: as explicações quanto à deficiência passaram a ser científicas, e o deficiente passou a ser segregado socialmente, como a melhor forma de resposta a essa ameaça.
            - Final do século XVIII, humanizou-se um pouco o atendimento quando Pinel mudou a estrutura dos hospitais psiquiátricos.

  • Fase da criação de serviços educacionais: Foi na Europa, na França o palco onde aconteceram as primeiras medidas educacionais junto às pessoas com deficiência.
            - Fundação da primeira instituição de “surdos-mudos”, pelo abade Charles M. Eppée, em 1770, com invenção do método de sinais para completar o alfabeto manual;
            - Fundação do Institute Nationale des Jeunes Aveugles,  instituição para cegos , por Valentin Hauy, em 1784, com utilização das letras em alto relevo;
            - A partir do século XIX , vários profissionais interessaram-se pelo estudo da deficiência mental. Destaca-se nesse período o médico Jean Marc Itard.
            - No século XX, o cenário norte-americano marca-se pela criação das classes especiais nas escolas públicas;
            - As classes especiais proliferaram como modalidade alternativa as instituições residenciais depois das duas guerras mundiais;

  • Fase atual: a luta pela conquista dos direitos das pessoas com deficiência aumentam baseados nos movimentos sociais pelos direitos humanos:
      - Em 1975, foram apresentados alguns direitos na Declaração dos direitos das pessoas com deficiência.
     

História da educação especial no Brasil

            Até por volta da metade da década de 1800, prevalecem as fases de negligência e institucionalização, marcadas pelo abandono e descaso à educação especial.
            A partir de 1854, começam a surgir as primeiras iniciativas oficiais e particulares no atendimento às pessoas com necessidades especiais em São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda hoje alguns desses institutos são referências nacionais no atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.
            A década de 50, poucos estabelecimentos surgiram, porém o final dessa década será considerada a Era da Educação.
            - Surgem as campanhas nacionais para a educação de pessoas com necessidades especiais, sendo a primeira a Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro, seguida da Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de deficientes Mentais.
            - A APAE representa uma conquista da sociedade, tendo hoje mais de 1000 associações em todo o Brasil;
            - Em julho de1973, houve a Criação do Centro Nacional de Educação Especial, pelo Decreto nº 72.425 Emílio Garrastazu Médici. Essa lei fez com que fosse elaborado o primeiro plano nacional para a Educação Especial;
            - Os primeiros cursos de Graduação e Pós-Graduação de professores na área de educação especial aconteceram no final de década de 1970;
            - A década de 80, influenciada pelas mudanças ocorridas em outros países, provocou a reorganização dos recursos e serviços oferecidos às pessoas com necessidades especiais;
            - Os alunos especiais, apesar de incluídos nas escolas regulares, ficavam restritos às classes especiais;
             - A partir da década de 90 surge um novo paradigma social: Paradigma de Suportes, onde a sociedade é obrigada e adaptar-se às necessidades das pessoas especiais;
            - Aos poucos, foi acontecendo a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas salas regulares.

Leis importantes:
- Declaração de Salamanca;
- Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96, artigos 58,59,60. Capítulo V:
- Resolução CNE/ CEB nº 02/2001 de 11/09/2001
- Lei da Acessibilidade;
- Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva.

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf> em 16/08/12 às 20:40


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