Cidadania

Cidadania

terça-feira, 9 de julho de 2013

Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente

Vídeo aula 14

Processos de aprendizagem e implicações para a 
prática docente

Profissão docente



Segundo Telma Weinz, os processos de ensino e aprendizagem caminham juntos, mas não são um só.

Hoje o perfil do professor é de um profissional que reflete enquanto age, pode tomar decisões, muda rapidamente o rumo de sua ação, interpreta as respostas dos alunos e autocorrige-se.

 A prática pedagógica é complexa e contextualizada, assim é possível dizer que não existem fórmulase receitas prontas para uma sala de aula. O aluno é quem realiza a aprendizagem, pois transforma informação em conhecimento, pensando, recebendo ajuda sendo desafiado e interagindo com outras pessoas. No construtivismo,  o professor também é um aprendiz.


        Ser construtivista não significa deixar o aluno fazer o que ele quer, da forma que quiser, mas significa fornecer conhecimentos, fazer intervenções, corrigir, indicar caminhos, avaliar, analisar e repensar sempre os resultados. É necessário conhecer a teoria contrutivista para aplicá-la! É preciso compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento, identificar as informações e as atividades que lhe permitam evoluir, pois é o processo de ensino que precisa se adaptar ao da aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário