Cidadania

Cidadania

sábado, 3 de novembro de 2012

Vídeo aula 23 Assembleias escolares e democracia escolar


Vídeo-aula 23

Educação e Valores

Assembleias escolares e democracia escolar



As assembleias escolares tem como principal objetivo a participação do aluno no seu processo de desenvolvimento moral, trabalhando tanto a construção de valores democráticos dentro da escola, quanto também resolução de conflitos cotidianos através de diálogo.

A definição mais simples para Assembleias é que são os espaços de diálogos. 

A Assembleia escolar tem papel para a formação ética do aluno, pois ele desenvolve a capacidade de saber lidar com conflitos, de buscar soluções.

Existem três tipos de Assembleias trabalhadas na escola:

-Assembleia de Classe: que acontece dentro de cada sala de aula e tem por função regular as relações entre os alunos da própria sala de aula;

- Assembleia de escola ou de curso: participam representantes de todas as turmas, professores e funcionários e a direção. 

- Assembleia docente: os professores se reúnem para debater e opinar sobre o espaço escolar e também sobre atividades pedagógicas. 


Acredito na Assembleia escolar como forma de transformar o sujeito passivo da escola, em sujeito ativo, crítico, que tem voz nas decisões e sabe expor suas ideias. Através da democracia é possível transformar a realidade.

Esse sim é o verdadeiro princípio da cidadania ter direitos e deveres, contribuindo para uma sociedade melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário