Cidadania

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sábado, 3 de novembro de 2012

Vídeo aula 28 O fenômeno do Bullying



Vídeo aula 28

Educação e Valores

O fenômeno do Bullying



Bullying são todas as atitudes agressivas que são intencionais e repetidas e que ocorrem sem uma motivação evidente.Pode acontecer de uma criança para outra, ou de um grupo de jovens para com uma outro grupo.

Uma característica forte do bullying é a desigualdade de poder na capacidade de defesa das vítimas envolvidas.

Ações incluídas no bullying:
Humilhações, xingamentos, difamação, constrangimento, menosprezo, ameaças, exclusão, perseguições, agressão física, roubo.

Pesquisas no Brasil começam em 2003, mas o fenômeno começou a ser estudado na década de 70, por um sueco, que fez uma pesquisa em forma de questionário para verificar o nível em que o bullying acontecia nas escolas
.
Ocorre em todos os lugares, porém a escola é um local privilegiado porque reúnem um número muito grande de crianças e jovens e isso faz com que o fenômeno seja mais fortemente presente.

Menino, caracteriza-se por  agressões físicas
Meninas, caracteriza-se por intrigas e exclusão

Existem vítimas, agressores ou expectadores da prática de bullying

Muitas das vezes essa prática acontece dentro de sala de aula, na presença de um adulto. A não interferência nas situações de bullying agravam ainda mais a situação.

A dificuldade hoje em dia é diferenciar o que é brincadeira de mau gosto e o que é bullying.

Características:
- precisa ser uma ação repetida e intencional
- duração prolongada
- falta de motivação (não há justificativa)
- desequilíbrio de poder
- impossibilidade de defesa

Muitas das vezes o mentor intelectual do bullying não o pratica, faz isso de forma indireta, ele faz com que outros alunos façam a ação de bullying

A combinação de alguns elementos podem dar pistas de que a pessoa está sendo vítima de bullying:
- pouca habilidade de socialização
- dificuldade para reagir a agressões
características físicas, comportamento, condição socioeconômica ou orientação sexual diferentes
- hiperativos e impulsivos
- muitas vítimas tornam-se agressores
-não pedem ajuda por medo de retaliações (sofrer mais bullying) ou por quererem decepcionar os pais

A combinação de elementos determina os agressores:
- ambos os sexos;
- desrespeito às normas;
- dificuldade de lidar com frustrações
- liderança
-pequenos delitos
-desempenho escolar regular ou insuficiente
- ausência de culpa
- desafiadores e agressivos
- dificuldades el lidar com figuras de autoridade
- mentiras constantes

É preciso considerar todo o contexto, e não apenas um único comportamento.

Espectadores:aqueles que observam as ações e se omitem de fazer uma interferência.
Podem ser passivos: medo de se tornarem vítimas;
ativos: dão apoio moral aos agressores.
- alimentam impunidade
- contribuem para o crescimento do bullying

Ciberbullying ou bullying virtual:
- uso dos recursos de internet
- efeito multiplicador e duradouro
- anonimato
- impunidade
- maioria de adolescentes
-passível de ação penal

Consequências:
- tendência ao isolamento
- dificuldade de participar das discussões em sala de aula;
- queda de rendimento escolar
- fobia escolar
- mudanças de humor
- insônia, sintomas de dor de cabeça, estômago
- irritação, ansiedade
- maior propensão a desenvolver transtornos afetivos, depressão, anorexia, bulimia, síndrome do pânico
- suicídio e homicídio

Sugestões para educadores minimizarem o fenômeno:
- conscientização
- sensibilizar a comunidade
- ambiente de confiança, solidário e ético
- dar apoio e proteção às vítimas
- estabelecer regras e limites claros
- aplicar sanções sem tolerância em casos de bullying

Bullying é crime passível de penalidade civil e o que é pior, é crime na alma daqueles que passam pela situação.
Devemos ser pacificadores, criando laços de amizade por onde passamos. A vida é curta e não vale atentar contra a vida do outro com atos cruéis de violência.

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