Cidadania

Cidadania

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vídeo aula 18 Educação integral


Vídeo-aula 18

Temas transversais

 Educação integral

A educação anda tão desacreditada que infelizmente nem sinto-me entusiasmada com novidades. Professores  que não demonstram interesse em dar aula direito, informações sobre desrespeito e discórdia entre alunos, falta de respeito  nas relações escolares de todos os tipos.


Mas encantei-me com a Rede Pública de São José dos Campos - SP e a utilização da Educação Integral trabalhada de forma verdadeiramente eficaz.
Ensino regular num período e ateliês no contra-turno.
Os ateliês funcionam de forma eficaz, utilizando alguns princípios básicos estudados até aqui:
- método de projetos;
- interdisciplinaridade;
- transversalidade.
Também não aponta caminhos, mas dá liberdade para que cada aluno trace seu caminho de estudo, através da escolha do ateliê que quer participar e do que quer aprender nas aulas.
As turmas são mistas, de várias idades, pois o enfoque é no interesse e não na relação idade/série, o que possibilita uma verdadeira aprendizagem em teia de conhecimentos, onde os que sabem mais pesquisam mais e informam os que sabem menos, que por sua vez pesquisam, aumentam seu conhecimento sempre numa crescente.
Observável também a postura dos professores diante dessa prática educativa inovadora: não podem mais ficar sentados atrás de suas mesas, pedindo cópias. Precisam estudar, buscar conhecer novos conhecimentos, se transformar em verdadeiros orientadores de estudo, ensinando e aprendendo.
Concordo com Rubem Alves... "Isso que eu vou ensinar, serve pra quê?"
São José dos Campos tem a resposta: para a vida! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário