Cidadania

Cidadania

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vídeo aula 9 - Ciências e Educação


Vídeo aula 9

Temas transversais

Ciências e Educação

A Educação, em todo o seu âmbito, necessita perceber a Ciência como uma linguagem, não apenas um tipo de linguagem, mas a linguagem científica que possibilita aos alunos adquirir a condição de entendimento do mundo através dela.
Ciência não é condição de cientista. O mundo em que vivemos é Ciência pura: desde o entendimento da vida do minúsculo inseto, como ao entendimento do nosso nascimento, ou da formação do cosmos. Estamos inseridos em um mundo que, se não entendermos as coisas que acontecem ao nosso lado, é impossível fazer associações e conexões entre as coisas.
O domínio dessa linguagem precisa começar na escola. Ao tomarmos consciência dos fatos a partir de dados científicos, passamos a observar o mundo com outros olhos. Ficam de lado o achismo, o sendo comum, dando margem à pesquisas e entendimentos mais profundo a respeito do que nos interessa.
Ao trabalhar de forma interdisciplinar, a Ciência dá margem à agregação de todas as disciplinas do currículo, pois ela é o eixo que norteia a vida e a morte de todas as criaturas, a criação de todo o mundo mineral, o entendimento de todo e qualquer vida ou coisa existente na Terra.
Assim, através de Projetos elaborados pelos professores, de forma contextualizada, é possível levar o aluno a entender o mundo científico e passar a entender-se como parte desse mundo. Indivíduo que busca, conhece, formula hipóteses e pode mudar as afirmações que hoje são verdadeiras, mas não são imutáveis. Na ciência tudo muda, tudo se transforma, a verdade de hoje pode não ser mais amanhã.
À nova geração cabe o papel da mudança, das novas descobertas científicas e tecnológicas, do mundo do futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário