Cidadania

Cidadania

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vídeo aula 11 - Perspectivas atuais das Pesquisas em Psicologia Moral


Vídeo aula  11

Educação e valores

Perspectivas atuais das Pesquisas em Psicologia Moral

Desde o nascimento, até nossa morte estamos em constante processo de aprendizagem.
A moralidade e o senso ético fazem parte desse processo contínuo, e nosso desenvolvimento acontece nas esferas biológica, cognitiva, sócio-cultural e afetiva, levando-nos a experiências que influenciam nossa formação.
Os valores adquiridos durante o processo de formação podem ser morais ou não, resultando assim em um comportamento social moral ou imoral.
Assim, sabendo que a formação moral acontece através da aquisição ou não de valores morais positivos e/ou negativos, principalmente através de exemplos, a escola precisa repensar sua metodologia transmissiva de comportamentos morais.
O professor cobra atitudes que ele não tem, posturas que inexistem em seu comportamento, esquecendo-se que os exemplos arrastam.
Além disso, deve-se pensar em formas metodológicas que possibilitem a reflexão e sejam mais ativas, para que o sujeito torne-se construtor de seus próprios conhecimentos.
O trabalho com valores não deve partir de conflitos, mas ser uma vertente constante, pois incluir a explicitação dos sentimentos e dos valores para compreensão da regulação ajuda com que o sujeito  perceba quais são seus valores e de que forma os sentimentos atuam, tendo assim possibilidade de mudá-los, caso julgue pertinente.
O docente precisa acreditar em sua tarefa de educar, para sua postura e sua conduta realmente façam com que o aluno avance.
Sentimentos devem brotar do coração e lembrar de Cristo e de sua mensagem de amor ao próximo é sempre uma boa pedida:




Nenhum comentário:

Postar um comentário