Cidadania

Cidadania

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vídeo aula 12 - Perspectivas atuais da educação de valores




Vídeo aula 12

Educação e valores

Perspectivas atuais da educação em valores

Toda a comunidade precisa fazer parte do processo de construção de valores, pois o que for incorporado fará parte da vida e da realidade local.
Propostas de como aplicar o processo de educação em valores na escola, através da integração entre escola e comunidade:
- gestão do processo de educação e valore: fórum sobre ética e cidadania, aberto à comunidade, onde acontecerão discussões sobre ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
- “fora da escola” – a partir do fórum, definir tema prioritário e problematizar os problemas locais. Serão desenvolvidos pelos alunos, projetos fora da escola;
- “dentro da escola”: os professores das diversas áreas colocarão suas disciplinas à disposição da solução dos problemas, trazendo o cotidiano para o currículo. Interdisciplinaridade;
- protagonismo dos estudantes:  o professor deixa de ser detentor do saber, e passa a existir o “protagonismo juvenil”. A escola precisa considerar realização de projetos e ações que promovam acesso aos bens culturais exigidos e deem a eles visão política.
Ao  ouvir a comunidade estamos escolhendo nosso eixo vertebrador, ou seja, o tema interdisciplinar em que todas as ações estarão centralizadas. Ao envolver todos os professores, estamos possibilitando a interdisciplinaridade, de forma a agregar o conhecimento de todos na melhoria da qualidade de vida da comunidade. O jovem, ao levar as ações aplicáveis à mudança, modifica seu comportamento. Passa a ser atuante, crítico e vê a relação entre os conhecimentos adquiridos dentro da escola e como podem modificar a realidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário