Cidadania

Cidadania

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vídeo aula 16 A construção de valores e a dimensão afetiva


Vídeo aula 16 

Educação e valores

A construção de valores e a dimensão afetiva

A construção de valores surge de nossa dimensão afetiva


Quando estabelecemos juízos de valores, vamos escolhendo os sentimentos que nortearão nossa vida. Podem ser sentimentos positivos ou negativos. Através deles assumiremos posições boas ou más durante nossa jornada na Terra.


Dois sentimentos muito estudados na construção de valores são a vergonha e a culpa.


A vergonha é a forma como o outro me vê, ou seja, a pessoa só se envergonha diante o outro, enquanto a culpa relaciona-se mais com a auto-avaliação. Na vergonha há o desejo de esconder ou escapar, enquanto a culpa a pessoa quer se desculpar para resolver o problema. 


Ambos são sentimentos morais, são tidos como emoções negativas, são atribuições internas, mas vivenciadas em relações interpessoais e emergem da regulação dos valores morais. Os sentimentos devem ser objeto de conhecimento a ser trabalhado na escola. 


Na escola é preciso que haja respeito nas interações entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno para que a convivência seja harmoniosa.


Respeitar o outro é aceitá-lo como é, e no caso dos professores, orientar e dar bons exemplos para que o vínculo afetivo possa ser cada vez mais estreitado, formando laços de amizade e respeito entre todos.


Num ambiente onde há confiança, cuidado e respeito, com certeza os valores morais serão aprendidos com maior facilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário