Cidadania

Cidadania

sábado, 3 de novembro de 2012

Vídeo aula 27 Práticas de Cidadania


Vídeo aula 27

Educação e valores na escola

Práticas de cidadania




A cidadania em si pressupõe direitos e deveres.

Conforme o artigo 6º de nossa Constituição Federal, são "direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

Assim, as Políticas Públicas precisam assegurar a todo indivíduo seus direitos subjetivos, oferecendo-lhe condição de uma vida digna em todos os sentidos.

Mas isso não acontece!

Assim, problemas sociais de todas as formas adentram os muros escolares e tornam-se também problemas escolares: fome, estupro, drogas, saúde precária, entre tantos outros nossos conhecidos, causando muitos dos problemas disciplinares que também conhecemos muito bem.

A escola não tem como resolver os problemas do mundo, mas pode buscar amenizá-los.

Através de Projetos multidisciplinares, buscar causas de problemas e propor soluções, que podem ir da alfabetização à orientação sobre leis, da formação para o trabalho à informação sobre práticas de vida melhor.

A saúde é um tema transversal interessante para ser trabalhado: através de pesquisa, elencar as dificuldades e buscar soluções com órgãos especializados, ajudando assim com que as pessoas passem a ter uma visão mais científica dos fatos corriqueiros.

Viver a cidadania é ter seus direitos respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário