Cidadania

Cidadania

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vídeo Aula 4 - A escola e a construção de valores


Vídeo aula 4

Educação e Valores

A escola e a construção de valores

Ensinar envolve processos muito mais complexos, mais amplos do que o dia-a-dia da nossa vida e do que simplesmente fazer com que uma criança aprenda regras com os jogos, etc. É preciso atuar de forma interdisciplinar, transversal, sobre temáticas que abrangem o dia-a-dia de toda a instituição escolar.
Para que as escolas cumpram seu papel de promover uma educação em valores, para promoção da cidadania, é preciso estar atenta a sete aspectos:
- 1º - Conteúdos escolares – precisam ser voltados para conteúdos de direitos humanos, de ética, de inclusão social e convivência democrática, sendo trabalhados de forma transversal e interdisciplinar.
2º - Metodologia das aulas - uma das coisas essenciais para o desenvolvimento da moralidade, para a construção de valores, é exatamente o aprendizado do diálogo, que as pessoas aprendam a trabalhar de forma colaborativa, cooperativa, em prol da comunidade e da sociedade.  Numa metodologia ativa, o aluno passa a ter o papel de protagonista do processo de conhecimento.
3º - Trabalho intencional com valores - a escola precisa ter a determinação a intencionalidade de que seus alunos construam determinados valores, por exemplo, de cidadania. Também precisa de um guia de referência, que pode ser a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
4º - Relações interpessoais – É preciso construir dentro da sala de aula na relação do dia-a-dia,  sentimentos como respeito, autoridade, admiração, para que, depois de construídos entre professores e alunos e entre colegas dentro da sala de aula, tornem-se comuns no cotidiano desses alunos. É assim que se estabelecem relações democráticas dentro de um ambiente escolar, e o estabelecimento dessas relações contribui para a formação de valores, para a construção de valores socialmente desejáveis por parte dos discentes da escola.
5º  - Auto-estima  - é uma temática muito importante e negligenciada do ponto de vista de uma educação em valores. Para eu gostar do outro, preciso gostar de mim. Se a auto estima é positiva, aprendo a respeitar e conviver bem em sociedade.
6º - Auto conhecimento – é necessário que eu me conheça e identifique meus sentimentos, minhas vontades e as coisas que julgo erradas para que possa ver o outro como ser humano igual a mim, que também tem sentimentos e que precisa ser respeitado.
7º - Gestão escolar - é fundamental que a escola reveja seu processo de gestão escolar. As decisões precisam ser descentralizadas e as regras e objetivos acadêmicos devem permitir o diálogo e a reorganização constante dos tempos e espaços, e a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.
Assim, fica evidente que para haver mudança de comportamento por parte dos alunos, é necessária mudança de posturas de todos aqueles que encontram-se no ambiente escolar.
A principal vertente deve ser o respeito, para que dele surjam as relações de democráticas de cooperação e diálogos constantes, fazendo assim com que os alunos sintam-se parte do processo educacional, sendo ouvidos realmente, e assim pouco a poco construindo as verdadeiras noções de cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário