Cidadania

Cidadania

sábado, 3 de novembro de 2012

Vídeo aula 19 Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?

Vídeo aula 19

Educação e Valores

 Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?



A escola tem em seu Projeto Político Pedagógico a explicitação de que também deve orientar a formação ética. Assim, pensar em ações para isso aconteça é imprescindível.

Repensar nossa conduta é muito importante. Como Sócrates já questionava a. C., “não há licenciatura para lecionar caridade, generosidade, justiça. Então, quem estaria apto para ser mestre nessas "matérias"? Mas, estando à frente das situações educacionais a que os alunos se impõe, precisamos sim, termos condutas éticas e morais se é isso que deles esperamos.

Aristóteles chama a atenção de que o ensino de uma virtude não é o ensino de uma informação.
“Que nós ensinemos muito mais do que pelas nossas preleções, pelos nossos exemplos.”
Aristóteles também afirma que assim como ensinamos virtudes, também ensinamos os vícios, o racismo, o preconceito.  A escola,dentro dessa perspectiva tem uma responsabilidade muito grande: formar ou deformar o indivíduo.

Muitos professores haverão de questionar: “então tudo o que acontece ao aluno é minha culpa?”
Acredito  que, de certa forma somos culpados por não oferecer ao aluno o que temos de melhor, pois usamos como justificativa para isso o baixo salário, a condição precárias das escolas, a falta de um corpo administrativo presente e atuante, a indisciplina dos alunos.

Desculpem-me os que não gostam de críticas, mas existem tantas profissões para serem escolhidas... Mas hoje, infelizmente ser professor é uma das profissões mais fáceis em questão de formação: três ou quatro anos de licenciatura, no 1º ano já pode dar aulas e começar a ganhar dinheiro com o pouco que aprendeu, por isso tantos professores que nem sabem professor que nem sabe que é PROFESSOR.

Docente  tem que gostar do que faz, tem que acreditar no seu poder de criação e persuasão, tem que ser sonhador ao ponto de achar que sua profissão é sim uma missão. Tem que ser crítico, político, atuante... tem que ser PROFESSOR de verdade, com letra maiúscula.

Consertar o mundo? Não vamos! Mas podemos plantar sementes que germinarão daqui a alguns anos dentro dos corações daqueles que passam por nós. Se as sementes forem boas o suficiente, podemos colher políticos honestos, médicos de boa vontade, advogados decentes e quem sabe, professores sonhadores, que continuarão nossa tarefa tão digna de espalhar sementes e esperar...



“A ambição universal do homem é colher

o que nunca plantou.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário