Cidadania

Cidadania

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vídeo aula 10 - Interdisciplinaridade e transversalidade na educação



Vídeo aula  10

Temas transversais

Interdisciplinaridade e transversalidade na educação

"A gente vem para a escola para aprender a ler o mundo.
Começa lendo um texto, mas ler, compreender é ler o mundo!”

A interdisciplinaridade surgiu como um chamado para que as disciplinas não mudassem os seus objetos, mas que houvesse relações mais fortes entre as disciplinas.
Afinal de contas, a escola é disciplinar, mas o mundo não.
Quando separamos, na escola, os conteúdos em disciplinas, estamos dizendo aos alunos que eles precisam aprender as partes e depois, quando necessitarem lá fora, na vida real, devem aprender a juntar essas partes sozinhos, quando precisarem. E eles não conseguem fazer isso.
Por isso o menino consegue dar troco no mercado, fazer contas mentais e tirar zero na prova de matemática. Não há essa correspondência entre a continha do caderno e o que ele realiza lá fora. Pior ainda, quando ele faz de forma mental uma elaboração matemática complicada, com resultado correto, e o professor diz que assim não pode: é preciso fazer toas as contas, equações, utilizar fórmulas e colocar no papel.
Descartes ensinou a simplificação, o estudo disciplinar. Edgar Morin, filósofo e sociólogo francês se contrapõe a Descartes e diz:
" Falando em sistema de educação, um paradigma que chamaremos de simplificação, que domina o ensino.  Para conhecer, nós separamos, e reduzimos o que é complexo em simples. Tal visão mutila inevitavelmente, o conhecimento.
O problema então é conseguirmos obedecer a um paradigma que nos permita diferenciar e, ao mesmo tempo, relacionar. É justamente o paradigma que domina o conhecimento na nossa civilização e na nossa sociedade, é um paradigma que impede o conhecimento complexo, o conhecimento da era planetária. Nosso sistema de educação é que ensina a separar as coisas.”
Assim, é necessário que entendamos que o mundo é complexo, e que uma coisa depende da outra para poder existir, ser explicada, ser trabalhada.
A interdisciplinaridade e a transversalidade vêm como forma de entrelaçar o conhecimento, de fazer com que os alunos entendam que estudar na escola é para aprender a solucionar problemas do cotidiano, não para empilhar cadernos e livros com um conhecimento que ficará esquecido por lá, sem significado.
A escola precisa preparar para a vida. Não se tornar um problema na vida dos alunos, que nos dias atuais já têm vários. Ela precisa ajudar com que os alunos, de forma consciente e crítica resolvam os problemas e consigam mudar suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário