Cidadania

Cidadania

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vídeo aula 6 - Temas transversais em educação





Vídeo aula 6 

Temas transversais em educação

Temas transversais


Para se trabalhar os temas transversais é necessário, primeiramente conhecer a comunidade, seus problemas e anseios.
Existem duas concepções diferentes de transversalidade:
- a primeira, onde as disciplinas são o eixo vertebrador do currículo e os temas transversais são utilizados dentro delas. O ensino continua fragmentado, promovendo uma distância entre os campos disciplinares e as temáticas transversais. Profissionais de fora do contexto escolar são chamados para ministrar palestras, cursos, conversar.
- a segunda, onde os temas transversais passam a ser o eixo vertebrador e as disciplinas passam por ele. O conteúdo das disciplinas precisa ser elaborado de forma com que realmente faça sentido, se entrelace e demonstre que o ensino é para a vida, para melhorar a qualidade da vida na comunidade. É uma reorganização da estrutura curricular, sendo uma nova forma de se conceber o ensino. Agora, quando os professores não a entendem como articuladora de conhecimentos sobre determinado tema, continua a acontecer a compartimentalização do conteúdo.
Em busca de novas metáforas para a transversalidade, vem a ideia de rede, teia, com intuito de romper essa fragmentação que existe, tanto nos campos disciplinares, como nas áreas de conhecimento. Uma rede ou teia sugere:
- estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar, rompendo assim com essa organização disciplinar;
- estratégias que tiram a escola de seu isolamento, conectando-a com o mundo externo.
Em uma teia, os conhecimentos se entrelaçam. Não há começo ou fim, não há mais importante ou insignificante. Todas as linhas têm igual importância. O conhecimento passa a ser uma construção coletiva, onde  o importante é fazer o melhor que se possa, na construção de uma sociedade cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário